Qual é a hora certa para pensar em pedir a Recuperação Judicial de uma empresa?

A Recuperação Judicial (RJ) é um instrumento jurídico importante para preservar o ecossistema empresarial do Brasil. Afinal, ela funciona como um “freio de arrumação”, um respiro, totalmente amparado por lei, para que uma empresa em dificuldades financeiras se reorganize financeiramente, reestruture sua dívida e prossiga gerando empregos, arrecadação de impostos e prosperidade para o País.

Entretanto, muitos gestores de empresas, muitas vezes por desinformação ou despreparo, e até mesmo pressionados pelas demandas de administração da organização, acabam por pensar na RJ quando a deterioração das finanças já atingiu um ponto praticamente sem volta. 

Assim, há empresas que vão à falência, pura e simplesmente, quando poderiam ter reestruturado suas dívidas e tocado adiante suas atividades, até com mais força.

Para evitar esse desfecho traumático, o ideal é que o gestor ou os gestores da empresa não esperem a situação financeira se agravar para cogitar a RJ e, principalmente, buscar orientação jurídica especializada no assunto para, após um diagnóstico franco e transparente, fazer o ajuizamento da RJ, se isso se mostrar a melhor alternativa.

Vale lembrar que com o pedido de RJ deferido pela Justiça – o que acontece apenas se a empresa cumpre todos os pré-requisitos legais, a organização tem as ações de cobranças suspensas por seis meses, e, assim, pode renegociar dívidas, reorganizar seu caixa e seguir funcionando.

A RJ tem uma legislação específica e é repleta de detalhes a serem observados, mas, basicamente, pode ser solicitada por empresas privadas com mais de dois anos de operação. Há impedimentos para determinados tipos de organizações tais como públicas ou de capital misto, cooperativas de crédito e operadoras de planos de saúde, bem como para empresas cujo responsável tenha condenação por crime falimentar.

Seja atento e conduza as finanças da sua empresa com eficiência

Antes ou para além de medidas complexas como a solicitação de RJ, sua empresa pode e deve ter uma condução financeira atenta e eficiente, conectada com o que há de mais inovador, prático e seguro para proteger seus ativos, as atividades e os empregos gerados pela sua organização.

Para isso, você precisa contar com parceiros como a Invest Bravo, que ajuda empresas em dificuldades a integrar soluções bancárias às suas atividades. 

Noutras palavras, resgatamos a capacidade da sua empresa operar financeiramente por meio da rebancarização, trazendo a empresa de volta ao sistema financeiro e facilitando o acesso a produtos e serviços bancários fundamentais para que ela mantenha suas operações. 

Entre as soluções disponibilizadas de forma inovadora, legal, segura e prática estão os fluxos de recebimento e pagamento de valores, a realização de folhas de pagamento, acesso a contas que garantem cumprimento de contratos, a antecipação de recebíveis e o próprio aprimoramento do controle do fluxo de caixa.

Tome já a melhor decisão para uma empresa financeiramente ágil e forte. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

LinkedIn
Facebook
Email