O número de empresas brasileiras que buscam recuperação judicial tem crescido mensalmente, e 2024 está a caminho de se tornar o pior ano em seis anos. Dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian mostram que, de janeiro a outubro, já foram registrados 8.125 pedidos de recuperação judicial no país1.
Seguindo a tendência histórica, em que o último trimestre costuma concentrar o maior volume de casos, é provável que o total de pedidos em 2024 ultrapasse os 8.379 registrados em 2023. Este foi o ano em que a queda gradual observada desde 2018 — quando houve 9.356 requerimentos — foi interrompida1.
Somente em outubro, 223 empresas solicitaram esse recurso judicial para manter as portas abertas, uma alta de 37% em relação ao mesmo mês do ano de 2023. Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o aumento se deve ao aperto monetário causado pela alta da taxa básica de juros, a Selic, que em novembro chegou a 11,25% ao ano2.
“A alta eleva o custo do crédito e dificulta o pagamento das dívidas pelas empresas. Além disso, a inadimplência dos consumidores impacta negativamente o fluxo de caixa das companhias, já que a inflação reduz o poder de compra, diminuindo as vendas e afetando a saúde financeira dos negócios”, explicou o economista, em entrevista à CNN Brasil2.
Com a taxa Selic em 11,25%, o Brasil tem a terceira maior taxa de juros real do mundo, calculada a 8,08%, atrás da Rússia (12,19%) e da Turquia (11,15%)3.
Bola de neve
Empresas endividadas são as principais vítimas das altas taxas de juros, já que grande parte de seus débitos é com instituições financeiras. Para obter capital de giro, muitas precisam contrair novos empréstimos, que estão cada vez mais caros, aprofundando ainda mais seus problemas financeiros.
Sem recursos e com credores pressionando, empresários enfrentam um cenário de estagnação, incapazes de reverter o quadro crítico de suas operações.
Apoio Estratégico
Em meio a um ambiente econômico desafiador, contar com uma estratégia eficiente de enfrentamento de crises é essencial para proteger a saúde financeira de sua empresa. A Invest Bravo se posiciona como uma parceira estratégica para empresários que precisam superar adversidades.
Com expertise comprovada e serviços diferenciados, a Invest Bravo oferece o suporte necessário para que os empresários se concentrem no restabelecimento de seus negócios, mantendo a produção e os empregos.
Converse com nossos especialistas clicando aqui.
1 – Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian
2 – Pedidos de recuperação judicial sobem de 37,7% em outubro e somam 223, diz Serasa
3 – Raking: Brasil tem o 3º maior juro real do mundo com Selic a 11,25%