Como enfrentar a RJ sem comprometer as atividades?

Há quase 3.900 empresas em Recuperação Judicial (RJ) no Brasil. Para sermos mais precisos, são 3.872, conforme o dado mais recente divulgado pela consultoria RGF Associados, que mantém um monitor exclusivamente dedicado a acompanhar a evolução desses números em âmbito nacional, e com recortes estaduais.

A consultoria utiliza como ‘base de cálculo’ um universo de 2,1 milhões de organizações que são matrizes de empresa ativas de pequeno, médio e grande portes. E faz as contas a cada mil organizações. O total de empresas atualmente em RJ no país corresponde, portanto, a 1,79 por mil.

Os números mostram que atualmente o Estado onde existe o maior número de empresas em RJ é Goiás com 5,17 empresas por mil. Não por acaso, é um estado em que o Agronegócio responde por boa fatia da economia e, com alterações na lei da RJ muitas empresas desse segmento puderam solicitar esse instrumento para tentar reequilibrar suas contas.

O estado de São Paulo tem 1,47 empresas por mil em RJ. E a unidade da Federação com menor número de organizações nesse processo é o Amapá, com 0,22 por mil. Mas, os números obviamente precisam ser analisados considerando-se, entre outros fatores, o tamanho da economia de cada estado e a quantidade de empresas ativas. Para saber mais sobre o monitor RGF acesse o link https://rgfassociados.com/monitores-rgf/.

Acompanhar “se” e “quantas” empresas estão em RJ no Brasil é relevante, mas saber “como” essas organizações estão enfrentando os processos é absolutamente vital. De um lado a RJ é um instrumento de efetivo valor social, já que permite às empresas um fôlego temporário para se reorganizarem financeiramente. 

Mas, por outro lado, dada à modernização drástica das ferramentas de busca de patrimônio e ativos das quais o Judiciário agora dispõe – tais como a Teimosinha, o Sniper, Sisbajud, Infojud, Renajud, além dos meios autônomos que os credores podem utilizar, muitas empresas devedoras podem se ver impedidas de continuar suas atividades.

Nesse contexto, ganham importância vital as soluções que deem a essas empresas em dificuldades condições de continuar operando, e serviços bancário-financeiros inovadores, seguros e legais tornam-se imprescindíveis. 

A Invest Bravo é pioneira e revolucionária nesse sentido, oferecendo a Rebancarização, abordagem de alto impacto, que já vem trazendo de volta ao jogo centenas de empresas, viabilizando soluções para gerenciarem suas finanças, buscarem e manterem o equilíbrio, sem comprometer o fluxo normal de suas atividades. Noutras palavras, a rebancarização torna-se um trunfo e uma ferramenta para apoiar a saúde financeira e o crescimento da empresa.

Para além desse tema da RJ no Brasil, fique atento à importância de sua empresa ter à mão ferramentas que fortaleçam sua gestão financeira e garantam que possam enfrentar qualquer processo de realinhamento com segurança, competitividade e sustentabilidade.

LinkedIn
Facebook
Email