Encerramento sumário de contas bancárias de empresas: como o ‘despejo bancário’ vem gerando alerta nos EUA

Vento que venta lá, venta cá, e as empresas ao redor do mundo podem estar prestes a enfrentar mais um desafio de sobrevivência, além dos muitos que já encaram: o risco de sofrerem ‘despejo bancário’.

É o alerta que soa após a repercussão de uma recente manchete do jornal The New York Times, repercutida por entidades como o IMB (Instituto Mises Brasil), falando sobre um movimento que começa a ser recorrente nos Estados Unidos, que é o fechamento repentino e arbitrário de contas bancárias de pessoas e, principalmente, empresas.

Sem qualquer aviso prévio ou explicações posteriores, há bancos simplesmente encerrando contas de clientes e enviando o saldo remanescente em cheque. E nem mesmo uma conversa presencial e direta com o gerente da agência leva à resposta, que ninguém quer dar: “o sistema expulsou você. Nenhuma outra informação está disponível”, diz o texto do NYT.

O resultado imediato é a implosão financeira das empresas que têm suas contas subitamente encerradas, ficando impossibilitadas de cumprir compromissos básicos, como pagamento de salários de funcionários, quitação de débitos com fornecedores, pagamento de aluguel etc.

As razões que estariam levando bancos a promover esse ‘despejo’ de clientes, estariam ligadas a supostos procedimentos de compliance, mas o NYT vai além classificando essa prática como parte de uma estratégia dos bancos para se tornarem cada vez mais restritivos. 

No caso dos Estados Unidos, o jornal aposta que os ‘reguladores de Washington’ estão conduzindo o sistema bancário a um “novo sistema de gerenciamento de compensação em um blockchain proprietário”, que faria mais e mais exigências das empresas para que essas possam movimentar seus recursos nessas instituições bancárias.

Detalhes à parte, fato é que esses casos demonstram claramente o quanto empresas precisam, cada vez mais, contar com soluções inovadoras para tocarem seus negócios independentemente de medidas cada vez mais restritivas, que podem até inviabilizar o funcionamento de organizações que geram empregos, arrecadam impostos e são importantíssimas para a sociedade e a economia brasileiras.

Empresas em situação de endividamento, ou enfrentando processos de cobrança ou execução, ou que estejam passando por Recuperação Judicial (RJ) também se vêm, muitas vezes e de uma hora para outra, apartadas do sistema financeiro.

Aí é que entra a expertise da Invest Bravo, que por meio da Rebancarização, uma abordagem pioneira e eficaz, recupera o acesso bancário das empresas em 24 horas, com segurança e legalidade.

Por meio da Rebancarização, e com uma conta digital que assegura domicílio bancário próprio, a Invest Bravo garante a empresas em dificuldades as condições para preservar seu fluxo financeiro, realizar folhas de pagamento, antecipação de recebíveis e garantia de contratos com Conta Escrow. 

E tudo isso com as facilidades que a tecnologia digital proporciona, levando a empresa a adotar uma gestão e rotinas financeiras muito mais assertivas para a sustentabilidade dos negócios, em um ambiente seguro.

Por meio da Rebancarização, e com uma conta digital que assegura domicílio bancário próprio, a Invest Bravo garante a empresas em dificuldades as condições para preservar seu fluxo financeiro, disponibilizando serviços bancários como PIX, pagamentos, emissão de boletos de cobrança, etc. 

A Invest Bravo é o parceiro certo para empresas enfrentarem com dignidade e competitividade tanto os processos de reequilíbrio de contas como as crescentes restrições do sistema financeiro.

Proteja sua empresa e suas finanças e garanta a manutenção e o crescimento dos seus negócios com as soluções Invest Bravo. Fale com um dos nossos especialistas.

LinkedIn
Facebook
Email