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 Como negociar com fornecedores e clientes

A negociação é vital para que bons acordos sejam feitos, com ela é possível conseguir melhores condições de pagamento, descontos e estabelecer uma relação de confiança com fornecedores, clientes e investidores em potencial.

Para garantir que a negociação será vantajosa para ambas as partes, é necessário colocar em prática o seu poder de persuasão e ter em mente quais objetivos pretende alcançar. 

Além disso, é muito importante estar disposto a entender as necessidades do outro, saber ouvir as pessoas, estar disposto a fazer concessões e ter um bom equilíbrio emocional para lidar com as diferentes fases da negociação.

O cuidado com o emocional e o modo como negocia com as pessoas é fundamental não só para que você consiga o que deseja, mas também para evitar situações desagradáveis, como conflitos e outros tipos de situações desnecessárias,

já que elas podem trazer consequências negativas para a sua empresa.

Para obter êxito ao fazer uma negociação, o primeiro passo é ter bastante conhecimento sobre o assunto;

para que assim seja possível seguir uma linha de raciocínio coerente e usar argumentos que sejam vantajosos para você na hora de negociar.

Além de ter conhecimento e objetivos bem definidos, começar a negociação com antecedência é essencial não só para conseguir condições mais interessantes, como também para evitar problemas como falta de produtos;

atrasos e pouca chance de negociar por conta de um prazo apertado, sendo assim obrigado a aceitar as condições da outra parte porque não há tempo suficiente para buscar outra alternativa.

Nesse caso, é importante lembrar também que a negociação tem o objetivo de chegar em um acordo que seja bom para as duas partes;

Por isso transformá-la em uma competição na qual um dos lados vai perder não é uma atitude adequada, pelo contrário, pode tornar a sua relação com um fornecedor mais frágil, por exemplo. 

A capacidade de ser flexível pode ajudar bastante na hora de negociar, já que demonstra que você também é capaz de ceder e está disposto a fazer concessões para que o acordo seja vantajoso para ambos;

O que ajuda a construir uma relação de confiança e também a agir mais estrategicamente;

Uma vez que ao conhecer melhor o outro lado você terá como pensar em argumentos mais elaborados e tornar o processo de negociação mais fácil com o passar do tempo.

Saber negociar bem é importante não só para obter melhores condições com os fornecedores, mas também para saber vender o seu produto para os clientes, uma vez que quando você está disposto a ouvir o seu público;

você entende melhor o que ele deseja e pode criar estratégias para oferecer aquilo que ele precisa, conseguindo assim fidelizar o cliente.

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