830 mil empresas encerraram suas atividades no 2º quadrimestre

A instabilidade da economia brasileira resultou no fechamento de 830.525 empresas entre maio e agosto de 2024, o que equivale a mais de 200 mil negócios encerrados mensalmente. Esse volume representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023, conforme aponta o boletim do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte1.

Quando comparados ao segundo quadrimestre de 2020, os números tornam-se ainda mais impressionantes. Entre maio e agosto daquele ano, 337.302 empresas encerraram suas atividades, representando menos de 85 mil negócios por mês. Isso significa que o total de empresas fechadas em 2024 foi 146% superior ao registrado há quatro anos1.

Dentre os mais de 830 mil negócios que deixaram de produzir, arrecadar impostos, gerar riquezas e empregos no mesmo período de 2024, 243.776 estavam localizados no Estado de São Paulo. No Rio de Janeiro, mais de 73 mil empresas encerraram suas operações, enquanto no Distrito Federal o número chegou a 17.7291.

 

Mortalidade de empresas

Segundo dados do Sebrae, metade das empresas brasileiras encerra suas atividades nos primeiros cinco anos de operação2.

Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a taxa de mortalidade é a mais alta entre os Pequenos Negócios, com 29% fechando após cinco anos. Já entre as Microempresas (MEs), 21,6% não sobrevivem ao mesmo período, enquanto 17% das Empresas de Pequeno Porte encerram suas atividades após cinco anos3.

 

Ambiente nocivo

O ambiente econômico brasileiro é amplamente desfavorável ao desenvolvimento e à manutenção de empresas. O empresário que decide investir no país enfrenta desafios constantes, como inflação elevada, taxas de juros abusivas e câmbio instável. Esses fatores aumentam significativamente os custos operacionais, dificultando a sobrevivência e o crescimento dos negócios no mercado.

 

Parceiro estratégico

Diante desse cenário de instabilidade econômica e insegurança jurídica, o empreendedor brasileiro é forçado a manter constante vigilância, especialmente nos segmentos mais vulneráveis às oscilações financeiras. Nesse contexto desafiador, a Invest Bravo oferece uma gama de serviços focados em assegurar a continuidade de seu negócio e uma equipe de especialistas que atuam para proporcionar a tranquilidade que o empresário precisa para superar situações adversas.

Converse agora com nossa equipe e conheça nossos serviços clicando aqui.

 

Fontes:

1 – Mapa de Empresas. Boletim do 2º Quadrimestre de 2024

2 – Quase 50% das novas empresas fecham em 05 anos; Confira os principais erros

3 – A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil

LinkedIn
Facebook
Email